Em momentos de crise, a maioria das empresas costuma cortar gastos, reduzir custos, negociar com fornecedores, enxugar os quadros funcionais dividindo as tarefas dentre outras tantas alternativas. Outras empresas investem como forma de driblar a crise e achar oportunidades que antes não eram exploradas.

Pensando em tempos melhores, a tecnologia aparece como alternativa muito procurada pelas empresas, “O software pode substituir trabalhos repetitivos e operacionais, o que reduz custos e aumenta a produtividade”, diz Lawrence Koo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Revista Exame.com – pois é preciso imaginar aqueles processos manuais, demorados, burocráticos, que exigem a movimentação de muitos profissionais em uma empresa, podem ser substituídos por softwares de gestão integrada.

Outra informação preponderante para as empresas são as tendencias previstas para 2015/2016, conforme ITFORUM 365, publicado em janeiro deste ano, “Empresas e consumidores terão de investir cada vez mais na infraestrutura das redes para suportar dispositivos e outros aparelhos conectados”, onde cada vez mais aparece a conectividade conforme lista a seguir:

  1. Internet das cosias;
  2. Casa conectada;
  3. Conectividade sem fio;
  4. Conectividade por meio da rede elétrica;
  5. Monitoramento a distancia;
  6. Mobilidade;
  7. Bring your Own device;

Significa dizer que cada vez mais a tecnologia deixou de ser um custo e sim um investimento, não so para manter o que já vem evoluindo como uma alternativa de sobrevivência.

Segunda a revista Exame.com, “o retorno do investimento em softwares de gestão é garantido. Segundo a edição de 2015 da Pesquisa Anual do Uso de TI, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área de TI em indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7%, em dois anos. A pesquisa ouviu 6 000 grandes e médias empresas.

Então ai está! Invista em tecnologia, este pode ser o fator de sucesso da sua empresa para enfrentar a crise.