Tipos de Empreendedores Teimosos

Observando algumas postagens no Instagram, o Diretor da GS&UP Caio Camargo, escreveu sobre os 9 Tipos de Empreendedores Teimosos que existem no mercado e resolvi escrever um pouco mais sobre o assunto pois achei muito interessante e pertinente.
Como presto consultoria há alguns anos, já passei inúmeras vezes por empreendedores que são muito semelhantes aos descritos por Caio Camargo e as vezes até podendo somar algumas teimosias para agravar ainda mais a situação. Alguns empreendedores conseguem ter controle suficiente e entendem a necessidade de mudança em seus negócios enquanto outros vão atrás de ajuda profissional, no caso minha consultoria, e mesmo assim não aceitam a mudança e acabam afundando literalmente junto com os seus negócios.

Tipos de Empreendedores:

  • O VESGO : “Um olho no balcão e outro no caixa é a única coisa que preciso para tocar meu negócio. O resto não importa.” A Verdadeira miopia, cabe dizer por um lado que o “olho do dono é que engorda o boi” mas existem maneiras de controle bastante eficazes e que não necessitam desta constante visualização, porém existem muitos outros lugares que precisam de toda e muito mais atenção do empreendedor como principalmente o cliente.

  • O BAIXINHO: “Esse tipo de investimento é só para cara grande. Não é pra mim não!” As vezes certos investimentos são mais importantes para os pequenos empreendedores do que os grandes, visto que o risco de pisar em falso em alguma estratégia pode custar muito caro e o pequeno empreendedor não ter mais como recuperar o prejuízo. Acontece muito no enquadramento fiscal de um negócio, na estratégia de vendas, no pagamento correto de todos os tributos/encargos para os empregados, licenças, alvarás dentre outras tantas abordagens.

  • A ESTÁTUA: “Essa história de inovação ou de novos tempos não funciona pra mim. Nada muda com o meu cliente!” Qualquer simples negócio nos dias de hoje que não acompanhar as mudanças e inovações, principalmente as tecnológicas, mas também as sociais, trabalha como se o cliente dependesse dele para viver, o que não existe. Inovações devem ser uma constante nos negócios, como é o caso da Rede Mc Donalds que se vê cada vez mais alterando os produtos a cada entrada de novos concorrentes, exemplo são os hambúrgueres que tinham preço alto na rede mas não tinham concorrentes fortes, com a chegada da gourmetização e dos hambúrgueres mais bem elaborados, começou a perder mercado e se viu num momento de modificação recente de aumento na quantidade de bifes de hambúrgueres nos sanduíches, molhos mais elaborados, mais sofisticados, ingredientes mais nobres além de mudanças em ingredientes mais saudáveis.

  • O PATRIARCA: “Vendo do mesmo jeito há (XX) anos, e já criei (X) gerações da minha familia fazendo do MEU jeito.”  Todo e qualquer produto tem um ciclo de vida, dificilmente o ciclo de vida de um produto dura para sempre, pois exige um esforço muito grande para  sua manutenção na fase de maturidade antes que caia em declínio e como o Patriarca mesmo fala, vai continuar fazendo do mesmo jeito. Nem a poderosa Coca-cola escapa deste conceito, pois vive se reinventando para se manter viva comercialmente, o que dirá o pequeno e médio empreendedor. Doce ilusão.

  • O SR. ZUCKER: “Ninguém conhece meus clientes como eu mesmo conheço!” Se ilude quem pensa assim. Nem passando o dia com seu cliente, dormindo, fazendo refeições, sendo amigo e tudo mais, ainda assim você não conhece seu cliente. Nos dias de hoje existem muitas ofertas e tentações, oportunidades e experiências. As vezes qualquer pequena experiência de compra ruim, pode fazer com que seu cliente, que você tanto conhece e bajula, perca o interesse e vá procurar algum produto semelhante. Como nos casamentos onde a conquista deve ser diária, você deve encantar seu cliente como se cada dia fosse o primeiro.

  • O “BULLET PROOF”: “Toda crise é sempre igual. Já sobrevivi a todas elas e nada aconteceu.” As crises sempre tem suas particularidades e além disso, levam um certo tempo para voltar, o que significa que são momentos diferentes, atitudes diferentes também são requeridas, até porque os concorrentes já estão diferentes, os clientes já estão diferentes e assim as preparações para o novo enfrentamento devem ter nova postura. A concorrência não perdoa e ninguém navega numa maré tão segura assim que não possa ser alcançado e ultrapassado e quando for levantar a cabeça da água, talvez seja tarde demais para tentar navegar.

  • O HOMEM FORMIGA: “Que preço é esse? Eu só pedi um projetinho pra minha lojinha, coisa que não leva mais do que dois minutinhos…” Subestimar o trabalho de outros profissionais também é uma grande falha. Há algum tempo atrás, vi uma publicação de um profissional liberal que dizia “se acha que está caro demais, faça um curso, compre material e faça você mesmo”. O trabalho dos outros e os profissionais tem seu valor, por mais singelo que seja seu produto ou serviço.

  • O OGRO: “Não é você que vai me ensinar o que eu preciso saber sobre o meu negócio.” Cada um com seu negócio, eu estudo gestão e marketing para ajudar negócios nas áreas que me competem e o empreendedor deve entender do negocio dele, porem na maioria das vezes ele está tão ocupado resolvendo seus problemas internos, ou ate a falta de consumidores que acaba perdendo as percepções. para isso profissionais qualificados estão no mercado a disposição justamente para ajudar onde tem maior expertise.

  • O MÃOS DE TESOURA: “Cliente só quer preço. É só cortar preço, dar desconto e ser barato.” No momento que o consumidor for atras do teu negocio por preço, qualquer concorrente pode oferecer um desconto melhor que o cliente vai atrás. O grande perigo de não entregar valor, simplesmente preço. Normalmente acontece com comedistes que não tem valor agregado e competem apenas pelo preço e variam apenas na quantidade, volume de vendas. Bela oportunidade para começar a pensar em diferenciais, muitas vezes que nem precisam ter custo, basta ter um excelente atendimento como diferenciação, achar novas oportunidades, vendas agregadas, criar algum tipo de fidelização. Exemplo disso são os postos de combustíveis, oferecem cafezinho, suco, pipoca, limpeza no para-brisas, alem dos programas de fidelidade em um produto praticamente igual em todos os postos.

Os argumentos dos empreendedores são fortes pois ja fazem parte da cultura e estão enraizados em suas mentes. O grande desafio das consultorias e dos profissionais de mercado é mostrar que o mundo atual, dinâmico, com inúmeras inovações, muita tecnologia não para de mudar e a velocidade na tomada de decisões muitas vezes aumentam muito as perspectivas de longevidade e lucratividade dos negócios.