Branded content, já ouviu falar?

Pois é, termo bastante utilizado atualmente nas estratégias de marketing das grandes empresas que tem interesse em criar raízes nas cabeças de seus consumidores, o Branded content nada mais é do que a criação de conteúdo de qualidade relacionado com o ambiente e universo do qual a sua empresa faz parte e que de alguma maneira seja relevante para o seu público. Afinal, quanto mais seu publico se identifica e se relaciona com a sua marca, mais duradoura será a relação com a sua empresa. Na prática significa que o consumidor já está cansado de receber uma quantidade bastante expressiva de mensagens forçadas, sejam escritas, desenhadas, ouvidas ou vistas como informações “empurradas” e sim de uma forma mais tranquila, simpática, como aquele amigo que te indica alguma experiência que teve ou sobre algum produto fantástico que consumiu, passando para uma relação de confiança entre a marca e o consumidor. É uma ferramenta de marketing bastante utilizada ultimamente mas que as empresas devem tomar muito cuidado para que a experiência transmitida não se torne o que era passado antes pela publicidade tradicional, que são aqueles anúncios de jornais, revistas, propagandas de tv e rádio alem dos insuportáveis spam’s.

Basicamente, para levar conteúdo de qualidade e relevante para seus consumidores, a primeira coisa a ser levada em consideração são quais as informações que são realmente de interesse dos seus consumidores para que a sua iniciativa seja útil para eles, portanto fundamental nesta etapa são as pesquisas. Feito isso, deve-se buscar qual a melhor maneira de disseminar, difundir, espalhar entre os consumidores ou prospects para que realmente gere o impacto pretendido. As redes sociais como Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e YouTube por exemplo, o SEO, que são os motores de busca como o Google, trocas de links, blogueiras, email marketing são algumas das maneiras de gerar interesse pelo que foi criado e atingir um maior numero de consumidores possível.

Mas nao acaba por aqui. Este é apenas o processo inicial, pois agora vem a parte mais importante. Não basta comunicar de forma amigável e sutil, precisa-se monitorar o que e quais são as reações e interpelações dos consumidores com a marca tendo como principal objetivo este relacionamento, como historias bem contadas tornando os consumidores parte destes momentos. Este conjunto de ações da as empresas uma vantagem competitiva, com credibilidade e respeito, facilitando no processo de decisão de compra fazendo com que as empresas conhecem melhor seus consumidores e si mesmas. A maneira como os consumidores pensam, como eles agem criando assim campanhas mais direcionadas, mais interativas e com um custo muito menos, visto que as campanhas se tornam mais efetivas, fazendo assim com que os consumidores observem as empresas como amigas, parceiras, que auxiliam, melhoram, potencializam e confortam suas vidas.

Este é o importante trabalho das empresas na comunicação diária e duradoura com seus consumidores.