Quero abrir um negócio! Por onde começo?

Grande parte das pessoas, em geral, tendem a ter boas idéias ou pensar em como melhorar algumas situações e terem disso algum ganho. Muito bem, ate aqui tudo tranqüilo. Quem nunca teve idéias mirabolantes de negócios?

A resposta normalmente é sim! Pensamos que para ganhar dinheiro bastavam apenas boas idéias. Mas nao é bem assim.

Voce ja se deparou em algum lugar, vendo alguma situacao pitoresca do dia-a-dia onde você vê algum ambulante ganhando algum dinheiro, por exemplo? Ou mesmo naquele restaurante bem localizado que vende pratos com precos exorbitantes? Ou naquele pipoqueiro do parque no final de semana com filas de criancas e pais babando com o perfume de uma pipoca quentinha que em seguida irao saborear? Voce diz “Devem estar ganhando muita grana”.

Pois bem, pense que, para qualquer uma dessas atividas, seja do pipoqueiro ou a do restaurante, requer um bom preparo e muita disciplina, que as coisas nao caem do ceu e nao aparecem ali por acaso.

O emprendedorismo no Brasil, ainda que de forma amadora, faz parte da rotina de muitas pessoas.

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Em 2014, na Região Sul, a taxa total de empreendedores – TTE , como percentual da população entre 18 e 64 anos, foi de 35,1%, próxima à média nacional (34,5%).

Por isso, quando quiser empreender, leia bastante sobre o assunto, pesquise concorrentes, veja as inovações, vivencie o negocio, busque ajuda e opiniões de profissionais, assim você evita desperdiçar idéias e dinheiro. Nao saia achando que sua ideia é o maximo apenas porque voce conversou com alguns familiares e conhecidos e que para nao te frustarem nao colocaram ressalvas no teu projeto. Nada melhor para desbravar um caminho como estar com as ferramentas adequadas.

Alem dos profissionais de consultoria, existem os serviços do Sebrae e Senac que podem te auxiliar com um custo mais baixo, porem menos especifico para o que vens buscando.