No dia 22 de setembro, na ADVB-RS, ocorreu uma palestra, exclusiva para associados,  com Juliano Pontes, diretor da AUNICA Marketing Digital, o Círculo de Marketing estratégico falou sobre investimentos nas mídias online nos dias atuais. Reuniu profissionais de marketing e comunicação de diversas empresas como RBS, SENAC, Redemac, Sicredi e alguns professores.

Dentre varias ferramentas citadas por Juliano Pontes, ocorreu um destaque especial para o Ad Server, muito utilizado nos EUA para mensurar os retorno de publicidade nas mídias sociais, desde o perfil do usuário, target, idade, preferencias em tempo real e como isso influencia os novos investimentos nas mídias, pois quanto maior o banco de dados obtido através desta mensuracao, mais acertiva sera a próxima campanha e assim por diante, tudo visando o menor gasto possível com o maior retorno, tanto que a empresa fatura em cima de quanto a empresa economiza tendo um retorno ampliado. Um exemplo citado foi o impresso NYTimes que lançou ha mais de 8 anos suas publicações diárias em plataforma digital, sabendo da importância da internet na vida dos consumidores (leitores). Apostaram na mudança do perfil do jovem, que esta cada dia mais cento por informações e busca principalmente através do YouTube.que teve um grande crescimento nos últimos anos. As pessoas estão deixando de olhar as programações normais para fazerem as suas próprias, ou seja, aquilo que funcionava no passado com sucesso, ja não atinge mais os consumidores da mesma forma. Significa dizer que o mercado das produtoras de video esta em plena abertura e crescimento. Outro exemplo citado por Juliano, foi o painel da Nasdaq que faz uma busca sincronizada de cada vez que acessa as imagens no painel exposto na Times Square em Nova Iork. Muito interessante este debate e sempre vale a busca por mais informações neste mundo cada dia mais competitivo onde há escassez de recursos e requer uma maior objetividade da mídia para alcançar o publico alvo.