Tendências para 2015

Com o mercado em constante evolucao, a agência de publicidade J. Walter Thompson apresentou um estudo, um relatório “The Future 100: Trends and Change to Watch in 2015” com tendencias que as marcas devem estar atentas para este ano.

1- Fala sobre criancas conectadas. Cada vez mais as criancas tem mais acesso a tecnologia e a internet, seja atraves de smartphones ou tablets, isso ja faz parta desta geracao e deve seguir neste ritmo e cada vez mais conectadas. Para isso as empresas devem lancar cada vez mais produtos com conectividade e tecnologia.

2- O Design inteligente, que cada vez mais o design deve ser funcional, respeitando a sustentabilidade e a etica.

3- Marcas como experiencias, as marcas precisam se esforcar mais para impressionar seus consumidores que querem experiencias novas para inspiracao como teatros, gastronomia e sinestesia.

4- Celebridades como parceiras de negocios, os famosos nao sao apenas garotos propaganda e sim fazem parte do conteto e influencia que tem para impulsionar marcas, mas de forma verdadeira, participando inclusive de resultados. Significa que agora eles passama ter tambem mais interesse na divulgacao por realmente usarem e ganharem em conjunto com a marca.

5- Beleza Sul-Koreana, com altissimos numeros de produtos exportados pelo pais, fazem que a Europa e os Eua fiquem ligados a esse novo mercado, tambem devido ao grande numero de acessos a internet e difusao de ideias.

6- Fugindo do Stress, produtos de beleza que consigam rejuvenecer e proteger a pele das mulheres contra o envelhecimento precoce devido ao tempo de exposicao em frente a computadores e tablets, segundo pesquisa que aponta por exemplo que mulheres ja na faixa dos 20 anos estao perdendo cabelo.

7- Novo boom da beleza, com o surgimento de uma fatia de mercado altamento consumidor que sao mulheres entre 60 e 70 anos, ativas no mercado de trabalho e atentas as novidades no rejuvenescimento.

8- Comercio do Terceiro Setor, o bem social e vendas vistos como um conjunto. As novas geracoes pontuam etica e sustentabilidade como pontos de decisao de compra. O comercio 1×1 tambem entra com grande forca.

9- Marcas que fazem, Fazer ao inves de falar. Ativismo, inovação, filantropia, novos projetos com os consumidores: tudo isso para inspirar novos conteúdos de marketing, agregar valor à marca. E o resto fica por conta das redes sociais.

10- O ‘eu’ como marca, “me brands” significa a utilizacao de plataformas como meio de monetizacao de suas forcas nas redes sociais, se tornando microempreendedores atraves de conteudo.

11- Vegan Chic, o mundo vegano, responsavel e saudavel, do ponto de vista ambiental e social vem ganhando um espaco cada vez maior entre as comidas de alta qualidade e padroes gourmet.

12- A era do agora, com a busca de significados mais profundos sobre a vida onde a sociedade valoriza mais a felicidade, a paz interior, a espiritualidade.

13- Nicho das marcas esportivas, as marcas estam mais focadas em esportes especificos, buncando assim maior aperfeicoamento em produtos de alta performance bem como se aproximando cada vez mais dos entusiastas de cada modalidade, ganhando mais credibilidade no segmento.

14- A renascença do Surf,  as pessoas adotam o surfe como prática de relaxamento, contato com a natureza, espiritualidade, junto com a tendência de maior espiritualidade e meditação.

15- A voz das mulheres no mercado, de acordo com estudos, o poder econômico delas aumenta no segmento de luxo. Por isso passaram a ter maior influencia nas tomadas de decisão.

16- Novas fronteiras para o e-commerce, E-commerce, em 2015, está sendo descrito como a “nova China” para o mercado de luxo, pois tem grande potencial devido a baixa utilização deste mercado.

17- A massificação do luxo, buscando espaço entre o luxo e o popular, marcas unem a produção massiva aos nomes de grife e aos selos de qualidade criando as chamadas marcas “masstige”, visando o mercado chinês e asiático como forma de expansão no mercado.

18- Marcas e Arte, Marcas de fast fashion precisam ser inteligentes, refletindo a crescente sofisticação do consumidor e de suas expectativas. Os mercados populares também devem fazer o mesmo, buscando pontos de criatividade e cultura.

19- Lojas físicas, Marcas físicas primeiro procuraram e ainda estão em busca de lojas virtuais, mas as virtuais também estão na busca por espaços.

20- Nichos – mais nichos, Consumidores buscam cada vez mais nichos, marcas independentes e artesanais.

21- Entretenimento e compras, Entretenimento, comércio, games, conteúdo, publicidade irao todos convergir. Um produto cultural difundido via internet conectado ao e-commerce.

22- Neutralidade, A era das “não-marcas”. Do “não-gênero”. Das roupas “sem-estação”. Caem as barreiras entre gêneros e estações do ano, onde nao é a marca que cria a roupa e dita como devem se vestir e sim os consumidores e as marcas que devem fazer sua parte.

23- Briga de Gigantes, Alibaba e Amazon disputam mercado e territorio.

24- Conceito de grupo, Crescimento das lojas conceito, com constante troca de espaços, formatos e ofertas impressionando os que buscam nicho, personalismo, valores “artesanais”.

25- Foco nos aeroportos, com as passagens aéreas cada vez mais acessíveis e fáceis, fazendo com que os aeroportos sejam, alem de templos da arquitetura mais artísticos e sofisticados, ponto chave para consumidores e marcas.

Fonte: Exame.com