Promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS e com a participação da Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio do Gabinete de Inovação e Tecnologia INOVAPOA, iniciaram as atividades do Dia Criativo Porto Alegre, nesta quinta-feira, 22. As atividades fazem parte da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia que se estende até o dia 27. O evento tratou de temas como inovação, identidade territorial e criatividade, envolvendo alunos e profissionais com atuação no mercado da indústria criativa, buscando apresentar pontos de vista, experiências, técnicas e práticas nesta área. Em solenidade de abertura realizada no Instituto Ling, a secretária adjunta do Inovapoa, Juliana Ibarra, e, e nome da Unisinos a Decana da Indústria Criativa Ana Maria Guimarães, explicou os eixos de atuação da escola, baseados na transversalidade do conhecimento. “São professores de diferentes cursos, atuando junto a alunos de diferentes áreas que, com uma mesma metodologia, avançam em diferentes projetos de economia criativa”, ressaltou.

Pela manhã, foi realizado um bate-papo com o tema “Como eu posiciono uma ideia inovadora no mercado?”, tendo como convidados o jornalista Alexandre de Santi, os arquitetos Henrique Steyer e Nicole Tomazi, empreendedores de produtos com marcas reconhecidas internacionalmente, e a gerente do projetos de economia criativa do Inovapoa, Carla Zitto que apresentou o Plano de Economia Criativa do município, com os eixos norteadores dessa atividade na Capital, desenhado de forma compartilhada com os integrantes do Comitê de Economia Criativa de Porto Alegre.
No Campus da UNISINOS, a noite, ocorreram varias oficinas também com assuntos pertinentes com a ideia de envolver acadêmicos da Unisinos e profissionais com atuação no mercado, buscando apresentar pontos de vista, experiências, técnicas e práticas tanto para os alunos da Unisinos Campus POA, como para a comunidade em geral.
O Dia Criativo de Porto Alegre teve como objetivo apresentar atores, sinergias, processo e produtos interrenlacionados ao desenvolvimento da Indústria Criativa na cidade de Porto Alegre. Também visou apresentar e potencializar o reconhecimento de caminhos – já existentes e/ou futuros – que viabilizem a implementação de inovação, seja em nível de processo, produto e/ou significados, para as áreas de que compõe a Indústria Criativa. E, por fim, posicionou a Escola da Indústria Criativa da Unisinos como protagonista.