Aconteceu em Porto Alegre a 3ª Conferência E-Commerce Brasil, realizada no Hotel Novotel, que reuniu mais de 500 profissionais de e-commerce para um conteúdo de alto nível com palestras técnicas, estudos sobre o mercado, painel com participação dos principais players locais, networking e diversas atividades dinâmicas.

Teve início no dia 14 de maio tendo uma rodada de negócios entre cerca de 200 varejistas e fornecedores, com jantar de abertura e palestras exclusivas, e no dia 15, a conferência retomou seu formato tradicional, com aproximadamente 10 horas de conteúdo em um auditório aberto para 500 profissionais.

Com 0 objetivo de apresentar estudos exclusivos do setor de e-commerce no Rio Grande do Sul e promover um papo mais descontraído entre varejistas, especialistas e fornecedores de soluções para e-commerce.

Palestraram na Conferencia diversos executivos de lojas gauchas como Edson Dória, gerente de e-commerce, do Grupo Paquetá, Priscila Filimberti, Sócia-Diretora, da Lojas Lebes, Leonardo Foresti, gerente de e-commerce da Ferramentas Gerais, André dos Reis, gerente de e-commerce, Calçados Bibi e Eduardo Bento, diretor de e-commerce da Elare e a economista chefe da FECOMERCIO-RS Patricia Palermo.

No inicio do dia Patricia Palermo fez uma introdução da palestra abordando o temo do cenário econômico mundial, colocando as claras a atual situação do mercado brasileiro. Explicando em detalhes os motivos do contexto nacional, explicou que passamos hoje uma junção de crise política e econômica simultânea.

Economistas pelo Brasil, segundo Patricia, tem a expectativa de que o ano de 2015 seja bastante ruim, com índice de inflação chegando a 8,60% com taxa de juros de 13,75% e com uma leve retomada no ano de 2016, isto na atual conjuntura, sem novos escândalos e catástrofes calculados.

Manter os clientes atuais, aumentar a eficiencia e manter o fluxo de caixa equilibrado, foram algumas das dicas de como agir sugeridas por ela.

Ja Mauricio Bastos, executivo da Arezzo, colocou pontos chave que devem ser analisados no e-commerce como: ter uma gestão dedicada, a qualidade do serviço e relacionamento, Estrutura SAC e Logistica, investimento em marketing on-line, Cuidar do reclame aqui e melhorar a shopping experience. Sempre baseado na tríplice hélice de tecnologia, operação e marketing e seguindo as diretrizes de uma Matriz de critérios (Forester, onde englobam Metodologia e Plano de Trabalho, financeiro, Estratégias e Tecnologia).

Em seguida, um painel reunindo diversos gestores de e-commerce, debateu sobre o Market Place. Para quem nao esta tao por dentro do assunto, os Market places  sao portais de e-commerce colaborativo, como um shopping virtual com dois níveis de acesso, um para consumidores e outra para lojistas. Para os lojistas existe a oportunidade de atingir um grande numero de clientes através da capilaridade e reconhecimento desses “motores” de busca e para os clientes a oportunidade de encontrar diversas marcas e ofertas em um único local, podendo assim comprar preços, melhores condições de pagamento bem como facilidades de entrega. Pode ser de um determinado segmento ou como um shopping mesmo, com departamentos e lojas de diferentes segmentos.

Com certeza esses Market places tem suas vantagens mas também tem um percentual alto na negociação, que pode variar mas em media cobram cerca de 15% nas transações, uma comissão alta para quem nao estiver preparado e estruturado para utilizar este caminho de vendas.

Segundo pesquisa realizada nos EUA, com clientes que entravam em contato com os SAC de diversas empresas, os resultados foram impressionantes.

50% dos clientes tiveram problemas com suas compras;

20% satisfeitos;

13% gritaram com os atendentes;

12% xingaram os atendentes;

Mas afinal o que esses clientes realmente queriam?

92% Tratamento digno;

74% apenas uma explicação;

72% agradecimento;

62% queriam ser ouvidos;

26% queriam uma recompensa.

Assim, segundo a pesquisa americana, chegaram a conclusão que mandar presente ou recompensa pelo fato ocorrido pode ser um grande desperdício.

Edson Doria, executivo do Grupo Paqueta, colocou alguns dos fatores de sucesso para o e-commerce no Brasil como: Comitê executivo para tomada de decisões, organograma bem definido, investimento em pessoas, sistema e infra-estrutura, respeito ai cliente, Comercial ativo, plano de marketing bem definido e um DRE. Tudo isso baseado na premissa de Apoio da Direção da empresa + Marketing + Comercial.

Outra informação importante, Mobile responde por 18% de receita do e-commerce no Brasil.

Após Edson, o responsável pelo Google Aluisio Marins, falou sobre o comportamento do consumidor que atualmente eh ALL WAYS ON e da importância das empresas estarem ligadas nisso. Significa, CONEXÃO, INFORMAÇÃO E DECISÃO.

Ricardo Okino, executivo da Chaordik, falou sobre a importância da ferramentas digitais como o email mkt, onde ele completa que 59% das campanhas de email mkt chegam aos seus consumidores finais o que significa um meio de tentar se aproximar do consumidor da mesma forma que ele chega em uma loja tradicional onde o vendedor fica cara a cara com o cliente e pode criar alternativas e tentar de alguma maneira “convencer” o consumidor a comprar determinado produto ou oferta, para isso basta colocar algumas ferramentas ativas no seu site.

Foi muito comentado também, inclusive com perguntas sobre a segurança da rede e das operadores de cartões e bancos em relação aos lojistas.

Taxa de Conversão

Assunto bastante debatido no bate-papo, concluiu que taxas em torno de 2% de conversão são extremamente altas no e-commerce em geral, pois o mercado oscila entre 0,5% e 2%. Utilizar testes na pagina e se colocar no lugar de um comprador, ou fazer utilização de serviços de terceiros para testarem o funcionamento do e-commerce.

Prestar muita atenção nas formas de pagamento. Neste quesito o ideal será de não economizar, pois existe um grande risco de quebra e os hackers e estelionatários ficam espertos e testando oportunidades de fraude e o prejuízo sera apenas do lojista, pois o Banco ou a administradora do cartão de credito não se responsabiliza pela fraude. Portanto, todo cuidado e pouco.

No final da conferencia, ficou a mensagem que o cliente ou consumidor deve ser sempre o seu foco, independente de como funcione seu negocio, coloque-se sempre em seu lugar.

Fique atento para participar da próxima conferencia sobre e-commerce.