Classes sociais x lojas preferidas
Você sabia que cada classe social tem um perfil de loja de sua preferência? É o que indica pesquisa recente realizada pela IBOPE Inteligência, divulgada através da Revista Exame, realizada nas principais capitais do pais tendo como base as Classes A, B e C ( A – Representa 3% dos lares brasileiros, mas 13% de todo potencial de consumo. Renda média familiar de R$ 20,8 mil; B – Representa 40% do potencial de consumo brasileiro; C – representa 49% dos domicílios do País e representa 31% do potencial de consumo. Na C1, a renda familiar média é de R$ 2.705 e na faixa C2, a renda familiar média é de R$ 1.625).
Essa pesquisa se mostra muito interessante principalmente para lojistas que tem interesse na escolha do ponto de venda, ideal para quem procura pelo shopping mais indicado para seu negócio, pois muitas vezes escolhem pelo fluxo de pessoas, por ser mais conhecido ou por outros motivos. O posicionamento neste caso é fundamental para que o negócio prospere. Assim, o maior cuidado antes de abrir um negócio é fazer uma análise minuciosa do ponto de venda, para saber se tem fluxo de pessoas, qual o perfil das pessoas que circulam pela frente do estabelecimento bem como as barreiras que os consumidores enfrentam para chegar ao estabelecimento como facilidade de estacionamento, tráfego até o local e o custo para estacionar. Dentre outras tantas situações, acabam por definir a longevidade e lucratividade. Pensar que muitas vezes as pessoas escolhem primeiro o local para depois pensarem o que vão fazer nele é um grande erro.
O Objetivo deste estudo foi justamente orientar lojistas e empreendedores a identificar a melhor loja para cada perfil de shopping center dividida em 8 categorias:
- Vestuário Feminino:
- Classe A: Le Lis Blanc, Farm e Schoulder
- Classe B: Mercato, Renner e Riachuelo
- Classe C: Torra Torra, Gripou e Leader
- Vestuário Masculino:
- Classe A: Richards, Crawford e Brookfields
- Classe B: Luigi Bertolli, Renner e Colombo
- Classe C: Impecável, Torra Torra e Leader
- Calçado Feminino:
- Classe A: Schutz, Capodarte e Corello
- Classe B: Pixole, Passarela e Gabriela
- Classe C: Raquel Calçados, Angela Calçados e C&A
- Calçado Masculino:
- Classe A: Richards, Fascar e Timberland
- Classe B: Pontal, Humanitarian e World Tenis
- Classe C: Impecável, Leader e Raquel Calçados
- Artigos Esportivos
- Classe A: Bayard, Track & Field e Decathlon
- Classe B: Paqueta, World Tenis e By Tenis
- Classe C: Di Santinni, Raquel Calçados e Elmo
- Artigos Infantis
- Classe A: PUC, Zara e Lilica & Tigos
- Classe B: Havan, Alfabeto e Pernambucanas
- Classe C: Torra Torra, Marisa e Leader
- Cama, Mesa & Banho
- Classe A: Mundo do Enxoval, Mmartan e Camicado
- Classe B: Seller, Pernambucanas e Havan
- Classe C: Narciso Enxovais, Casa & Vídeo e Leader
- Eletrodomésticos
- Classe A: Fnac, fast Shop e Polishop
- Classe B: Pernambucanas, Carrefour e Lojas Cem
- Classe C: Ferreira Costa, Esplanada e Macavi
Zeca Szymon Botafogo Worcman
6 Anos AtrásMinha classe social é indefinida porque tenho produtos da Decathlon, Renner e Casa & Vídeo.
administrador
5 Anos AtrásOlá Zeca, Tudo bem? Importante salientar que atualmente no Brasil, as classes sociais são definidas por alguns fatores (que antigamente faziam sentido e hoje já não fazem mais) como renda familiar, número de eletrodomésticos existentes em sua moradia dentre outros fatores, mas primordialmente pela renda familiar. Significa que somadas as rendas das pessoas que residem no seu lar, forma a classe social que sua família ocupa. Em linhas gerais funciona para termos limites de produtos e mesmo limitações com a renda que cada família pode comprometer fazendo compra de bens duráveis ou não duráveis, mas o consumo em si. O que pode mudar é o seu life style, ou estilo de vida que você segue. Exemplo se você é um esportista, um atleta e não liga tanto para a tecnologia, acaba comprando mais esse tipo de produto e deixando de comprar roupas sociais por exemplo, pois esse vestuário mais formal não faz parte da sua rotina.
Outra coisa é o fator aspiracional, que você gostaria de pertencer a algum grupo social ( pessoas que seguem um mesmo perfil de consumo) e consome de acordo com esses outros indivíduos. Exemplo seria tu pertencer a classe C mas gostar de Golf e Polo, ser um admirador e assim comprar roupas da Ralph Lauren, La Martina que são usadas pelas pessoas que praticam este esporte que não é nada popular.
Portanto, o que podemos afirmar, que sua classe social sim é definida pois tem origem na renda familiar, mas seu estilo de vida e produtos que consomes são diferentes talvez da sua classe, o que não está errado, apenas são teus interesses pessoais e aspiracionais.
Mas agradeço o comentário e fico a disposição para qualquer esclarecimento de dúvidas que tiver necessidade.
Abraços