Classes sociais x lojas preferidas

Você sabia que cada classe social tem um perfil de loja de sua preferência? É o que indica pesquisa recente realizada pela  IBOPE Inteligência, divulgada através da Revista Exame, realizada nas principais capitais do pais tendo como base as Classes A, B e C ( A – Representa 3% dos lares brasileiros, mas 13% de todo potencial de consumo. Renda média familiar de R$ 20,8 mil; B – Representa 40% do potencial de consumo brasileiro; C – representa 49% dos domicílios do País e representa 31% do potencial de consumo. Na C1, a renda familiar média é de R$ 2.705 e na faixa C2, a renda familiar média é de R$ 1.625).

Essa pesquisa se mostra muito interessante principalmente para lojistas que tem interesse na escolha do ponto de venda, ideal para quem procura pelo shopping mais indicado para seu negócio, pois muitas vezes escolhem pelo fluxo de pessoas, por ser mais conhecido ou por outros motivos. O posicionamento neste caso é fundamental para que o negócio prospere. Assim, o maior cuidado antes de abrir um negócio é fazer uma análise minuciosa do ponto de venda, para saber se tem fluxo de pessoas,  qual o perfil das pessoas que circulam pela frente do estabelecimento bem como as barreiras que os consumidores enfrentam para chegar ao estabelecimento como facilidade de estacionamento, tráfego até o local e o custo para estacionar. Dentre outras tantas situações, acabam por definir a longevidade e lucratividade. Pensar que muitas vezes as pessoas escolhem primeiro o local para depois pensarem o que vão fazer nele é um grande erro.

O Objetivo deste estudo foi justamente orientar lojistas e empreendedores a identificar a melhor loja para cada perfil de shopping center dividida em 8 categorias:

  1. Vestuário Feminino:
    • Classe A: Le Lis Blanc, Farm e Schoulder
    • Classe B: Mercato, Renner e Riachuelo
    • Classe C: Torra Torra, Gripou e Leader
  2. Vestuário Masculino:
    • Classe A: Richards, Crawford e Brookfields
    • Classe B: Luigi Bertolli, Renner e Colombo
    • Classe C: Impecável, Torra Torra e Leader
  3. Calçado Feminino:
    • Classe A: Schutz, Capodarte e Corello
    • Classe B: Pixole, Passarela e Gabriela
    • Classe C: Raquel Calçados, Angela Calçados e C&A
  4. Calçado Masculino:
    • Classe A: Richards, Fascar e Timberland
    • Classe B: Pontal, Humanitarian e World Tenis
    • Classe C: Impecável, Leader e Raquel Calçados
  5. Artigos Esportivos
    • Classe A: Bayard, Track & Field e Decathlon
    • Classe B: Paqueta, World Tenis e By Tenis
    • Classe C: Di Santinni, Raquel Calçados e Elmo
  6. Artigos Infantis
    • Classe A: PUC, Zara e Lilica & Tigos
    • Classe B: Havan, Alfabeto e Pernambucanas
    • Classe C: Torra Torra, Marisa e Leader
  7. Cama, Mesa & Banho
    • Classe A: Mundo do Enxoval, Mmartan e Camicado
    • Classe B: Seller, Pernambucanas e Havan
    • Classe C: Narciso Enxovais, Casa & Vídeo e Leader
  8. Eletrodomésticos
    • Classe A: Fnac, fast Shop e Polishop
    • Classe B: Pernambucanas, Carrefour e Lojas Cem
    • Classe C: Ferreira Costa, Esplanada e Macavi